
Cabeça de Camponês - Malévitch

Figura Feminina - Baranov Rossine

Composição suprematista - Olga Razanova

São Jorge II - Kandinski

Promenade - Marc Chagall

Lazar El Lissitzki - Capa para livro de poemas de Mayakosky
Um dos grandes movimentos artÃsticos ganhou uma retrospectiva grande que está passando por diversas cidades brasileiras. A Mostra “Virada Russa” mostra 123 trabalhos que englobam os anos de 1980 e 1930, fase em que se desenvolveu e propagou o construtivismo.
As obras abrangem desde pinturas são do museu de São Petesburgo e mostram desde os abstracionismos pioneiros de Kandinski, passando pelo suprematismo de Kasimir Malevitch, a experimentação Vladmir Tatlin, até os anúncios, cartazes e designs de Alexander Rodchenko e Lazar El Lissitzki.
Quando: 23 de junho a 23 de agosto
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro Rio de Janeiro RJ - CEP 20010-000)
Entrada gratuita
O Construtivismo:
“No começo do século XX, por consequencia da revolução russa, nasce um estilo de ver o mundo, a arte e a comunicação que acreditava que os objetos não deveriam ter estilo diferenciado, mas, sim, que deveriam ser puro resultado da criação industrial.
O construtivismo baseava sua técnica e organização de materiais de acordo com três princÃpios: tectônico - ato de criação, factura - maneira de criação e a construção.  Eles se consideravam engenheiros e acabavam incorporando tudo o que essa vocação implicava: eles enxergavam o processo de criação e manufatura de maneira completa e por isso eram mestres da produção.
Em 1913, o pintor Kasimir Malévitch inventou o suprematismo um estilo de arte não-objetivo que se caracterizava pela justaposição de quadrados e retângulos enquadrados em espaços negativos, que mais tarde foi adotado na arte comercial. Em 1915, Vladimir Tatlin experimenta com o que ele chama de arte de máquina ou arte de produção, colagens e montagens feitas a partir de produtos das indústria.
O que se tornou o Construtivismo teve grandes representantes como o designer Alexander Rodchenko e Lazar El Lissitzik, que combinava suprematismo e construtivismo. Suas composições eram evidentemente abstratas combinações de formas geométricas que simbolizavam o triunfo do Bolchevismo sobre o poder anterior.
Depois da revolução Bolchevique, muitos artistas avant-garde aplicavam esses experimentos no design gráfico utilitário que também foi chamado Produtivismo. Ambas escolas (produtivismo e construtivismo) era ensinadas na escola de arte Vkutemas e logo evoluiu para um estilo tipográfico que foi sÃmbolo da expressão visual de tempos revolucionários”.
ExtraÃdo do livro “Stylepedia” de Steven Heller e Louise Fili













Comentários
Número de comentários: 1Essa exposição está maravilhosa. Fui no dia da estréia, pretendo voltar no CCBB-RJ para conferir novamente.