Entrevista Marco Zanini | abcDesign
“O Memphis libertou o design”
24/06/2009

Foto: Nilton Fantesia

Foto: Nilton Fantesia

Morando no Brasil, o designer italiano Marco Zanini conta à abcDesign quais os legados deixados pelo inovador Movimento Memphis, do qual foi um dos fundadores

O cenário não poderia ser mais carioca. É numa rede na sacada de seu apartamento, de frente para o Pão de Açúcar, que o designer italiano Marco Zanini passa algumas de suas melhores horas. “Agora estou aproveitando a vida e só trabalho quando encontro alguma coisa que gosto de fazer”.

Zanini já fez muito. Ele foi um dos fundadores do chamado movimento Memphis, idealizado no final dos anos 70 por um grupo de designers, arquitetos e artistas liderados por Ettore Sottsass, um dos expoentes do design italiano do pós-guerra, célebre por seu trabalho à frente da Olivetti.

O Movimento Memphis rompeu com a visão estática que dominava o design até então, fundamentada exclusivamente na funcionalidade. Por meio de uma série de mostras coletivas, com peças e trabalhos nos mais variadas segmentos, da tapeçaria aos cartuns, passando, claro, pelo mobiliário, o grupo rodou por vários países, influenciando os rumos do design mundial. “O Memphis libertou o design sob os pontos de vistas estético e psicológico”, diz ele.

Depois de um período nos Estados Unidos, onde, não necessariamente nessa ordem, foi trabalhar, morar com uma namorada e viver intensamente a contracultura dos anos 70, Zanini começou sua carreira na Europa trabalhando justamente para Sottsass, em Florença. Em seus anos de Memphis produziu de tudo, de sofás e estantes a cerâmicas, mas sua obra é especialmente lembrada por seu trabalho com vidro, caso do famoso vaso Alpha Centauri. O italiano nascido em Trento, em 1954, decidiu se estabelecer depois de se casar com uma designer mineira, mãe do bebê Bianca, primeira filha do casal.

Enquanto se dedica à família e ao que seu conterrâneo Domenico De Masi chamaria de ócio criativo, Zanini desenvolve esporadicamente projetos de arquitetura e de design. “Agora, estou fazendo projeto para a reforma de uma casa em Seattle. No Brasil, estou trabalhando com uma consultoria para uma empresa que faz móveis para navios da Petrobras e plataformas. Só trabalho quando tenho vontade”, revela ele com um português que mescla algumas palavras em espanhol e outras em inglês.

Por Juan Saavedra

Leia a entrevista completa.


Lixo de luxo

29/04 a 20/05 – Curso com Jair de Souza

Até 05/03 - Inscrições para o Prêmio "File Prix Lux"

Até 20/02 - Chamada para Bienal Tipos Latinos 2010

abcDesign Conference Pentagram - um breve histórico

Comentários

Número de comentários: 1
2009 | 24 jun

[...] Primeiro relembramos um dos mais criativos movimentos do design de produto com um de seus fundadores. Em entrevista, o designer Marco Zanini fala porque o Memphis libertou o design. [...]

Deixe seu comentário

Nome
E-mail
Website
Comentário