Vencedores do Salão Design Movelsul 2010
26/02/2010

Mais uma vez são anunciados os vencedores do concurso de design de produto do Salão Design Movelsul, em sua 21ª edição, um dos pouquíssimos a abranger toda a América Latina. Foram selecionados 13 trabalhos nas modalidades estudante, profissional e indústria, de um universo de 793 inscritos (foram 20 países participantes e o número de inscrições internacionais bateu o recorde!)

As categorias incluíam Acessórios Domésticos, Eletro-eletrônicos, Iluminação e Móveis, além de prêmios para o uso de Madeiras Alternativas e Professor Orientador, destinado aos docentes responsáveis pelos estudantes premiados. Destaque para a falta de vencedores no quesito Mérito Social (em tempos de sustentabilidade e responsabilidade social? O que faltou?)

O projeto Personal Jesus foi Menção Honrosa no prêmio Entre os projetos mais polêmicos, está o Your own personal Jesus, que recebeu Menção do júri. Trata-se de um crucifixo feito por um profissional italiano, país onde é mantida a obrigatoriedade do uso de crucifixos em salas de aula, que por meio de cores e símbolos, em duas versões do produto, simboliza os vários credos num mesmo crucifixo – cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo. Uma das versões apresenta as cores da bandeira LGBT, representando lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, ou a pluralidade dos humanos.
O projeto Personal Jesus foi Menção Honrosa no prêmio Entre os projetos mais polêmicos, está o Your own personal Jesus, que recebeu Menção do júri. Trata-se de um crucifixo feito pelo italiano Gaetano di Georgio , país onde é mantida a obrigatoriedade do uso de crucifixos em salas de aula, que por meio de cores e símbolos, em duas versões do produto, simboliza os vários credos num mesmo crucifixo – cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo. Uma das versões apresenta as cores da bandeira LGBT, representando lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, ou a pluralidade dos humanos.

Uma novidade da edição 2010 é a seleção de cinco brasileiros da categoria Móveis para representar o país no 2º Design Mercosul Móveis, no Uruguai.

Fizeram parte do júri Ademir Bueno, gerente do departamento de Design da Tok&Stok, Bernardo Senna, integrante do Instituto Nacional de Tecnologia, Giulio Palmitessa, mestre pelo Politécnico de Milão e pesquisador da Escola de Design Unisinos, Mara Gama, jornalistas e crítica de design, e Roberto Galiasi, pesquisador e consultor do Politécnico de Milão.

Como nas outras edições, os critérios giraram em torno da adequação do produto em relação ao público, seu conceito, forma e função (básicos do design), grau de inovação, qualidade e segurança. “Cada categoria é avaliada com mais ou menos peso para cada critério. Mas todas precisam produzir móveis que cabem no mundo”, completou Bernardo Senna, referindo-se à importância da criação de projetos que possam ser bem aceitos no mercado.

O Salão Design é promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Os vencedores celebrarão a vitória em Bento Gonçalves, de 22 a 26 março, quando também acontece uma exposição dos finalistas, patrocinada pela Impress e Masisa.

Vencedores:

Entre os projetos mais polêmicos, está o Your own personal Jesus, que recebeu Menção do júri. Trata-se de um crucifixo feito por um profissional italiano, país onde é mantida a obrigatoriedade do uso de crucifixos em salas de aula, que por meio de cores e símbolos, em duas versões do produto, simboliza os vários credos num mesmo crucifixo - cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo. Uma das versões apresenta as cores da bandeira LGBT, representando lésbicas, gays, bissexuais e transexuais, ou a pluralidade dos humanos. Outro destaque, não tão polêmico mas também muito criativo, é a linha Levitar, criada em um formato que não permite o toque na mesa da parte utilizada para cortar ou pegar os alimentos. Produtos de profissionais reconhecidos como a Linha Caruaru, de Marcelo Rosenbaum e a Cadeira IC 01, do carioca Guto Índio da Costa, também estão na lista de vencedores.

Acessórios Domésticos:

linha-twin

Indústria: Linha Twin (Duratex - SP)

Profissional: Saleiro João de Barro (Suzanne Verba Reboh - RS)

Profissional: Saleiro João de Barro (Suzanne Verba Reboh - RS)

Estudante: Levitar (Fracisco José Begliardo - Argentina)

Estudante: Levitar (Fracisco José Begliardo - Argentina)

Eletro-eletrônicos:

Indústria: Glass Cooktop (Continental - SP)

Indústria: Glass Cooktop (Continental - SP)

Iluminação:

Indústria: Spy (Iluminar - MG)

Indústria: Spy (Iluminar - MG)

Móveis:

Indústria: Linha Caruaru (Rosenbaum - SP) e Cadeira IC 01 (Pnaples - RJ)

Indústria: Linha Caruaru (Rosenbaum - SP) e Cadeira IC 01 (Pnaples - RJ)

Profissional: Mobiliário para Sala de Aula (Ricardo Grisolia Esteves - SP)

Profissional: Mobiliário para Sala de Aula (Ricardo Grisolia Esteves - SP)

Estudante: Cadeira Trapéziu (Luis Gustavo Bittencourt Pinto - RJ)

Estudante: Cadeira Trapéziu (Luis Gustavo Bittencourt Pinto - RJ)

Prêmio Madeiras Alternativas:

Indústria: Cadeira Atibaia (Marcenaria São Paulo - SP)

Indústria: Cadeira Atibaia (Marcenaria São Paulo - SP)

Finalistas indicados ao Prêmio Mercosul:

Indústria: Poltrona Marimba (Amélia Tarozzo - SP),  Cadeira Atibaia (Marcenaria São Paulo - SP), Linha Caruaru (Rosembaum - SP)

Profissional: Cavalete Regata (Leonardo Mangiavacchi)

Estudante: Cadeira Trapéziu (Luis Gustavo Bittencourt Pinto - RJ)


Concursos para professor de design

10/09 a 13/10 - Marc Riboud - Fotógrafo

Vivien Muller

29/09 - Lançamento Conexões Criativas

18 e 19/09 - Workshop com Leandro Castelao

Comentários

Número de comentários: 0

Deixe seu comentário

Nome
E-mail
Website
Comentário