área do assinante

Caro Assinante, entre na área
feita exclusivamente para você.

porraglobonews

Estamos entrando no movimento contra a matéria da Globo News, que apresenta uma agência que vende logo como commodity, como bem observou o Morandini. Uma matéria que parece mais propaganda, desmerece a profissão (pergunta se algum jornalista da Globo News concorda que qualquer faz o que ele faz) e, pior, é mais uma iniciativa de alcance nacional que desvaloriza o papel do design e do branding na construção de marcas fortes.

porraglobonews

Isso sem contar a responsabilidade de quem está projetando uma marca, de ter certeza que não existe nada parecido no INPI e levar em conta os demais tramites legais em relação a isso. Depois o cliente corre o risco de perder a marca e vai reclamar para quem? Tem responsabilidades que nem sempre são levadas em conta…

mas isso dá pano pra manga. Quais as opiniões de vocês sobre isso?


Comentários

41 Respostas to “porraglobonews”

Julio Paulo de Lorenzo Jr. - 08.02.2011

Bom, esse é mais um obstáculo pelo qual o profissional deve passar. Na verdade, isso funciona mais ou menos como uma “profissionalização de micreiragem” e, infelizmente, é a progressão natural de uma profissão deturpada de todas as formas. O vírus está disseminado e dificilmente conseguiremos reverter a situação. Temos que adaptar-nos ao mercado, não há outra saída. Adaptar-se, logicamente, não significa prostituir-se, mas sim, buscar uma maneira criativa de oferecermos nossos serviços de maneira mais clara, sermos menos prepotentes e aceitar que o “não formado” faz parte do mercado, assim como nós. Infelizmente, eles são nossos concorrentes diretos mesmos quando se trata de trabalho pra grandes empresas. Aliás, grandes empresas, de respeito, não vão encomendar seu trabalho de branding com a We Do Logos.
A situação é essa e nos resta aprender a conviver com isso.

Rodrigo Thomas - 08.02.2011

Estou abismado em ver como nossa profissão de designer se desvaloriza a cada dia graças a pessoas como essa. É um absurdo tão sem proporções que eu como técnico em comunicação visual e estudante de design gráfico me sinto extremamente ofendido com tamanha falta de respeito por parte dessas pessoas donas dessa “feira de logos” quanto por parte da globonews que por ser um veícuo de informação tão respeitada deveria prestar mais atenção nas matérias que colocam pra circular. Ouvir que vão criar uma biblioteca de logos onde o cliente escolhe o logo e eles mudam apenas o nome da empresa é o mesmo que ouvir um médico falando que vai colocar órgãos na internet e vc escolhe qual o coração mais bonito, qual o rim mais graúdo ou algo do tipo. Deviam pesquisar e estudar mais um pouco pra não falar tamanho absurdo. Nossa profissão precisa de cuidados urgentemente, ta na hora de mostrar pras pessoas o que é um designer, mostrar que somos profissionais, isso é um trabalho e não uma brincadeira!

gabriel bob - 08.02.2011

Acho que seria no mínimo interessante que como forma de retratamento a globo fizesse uma série de reportágens sobre a importância do designer, fazendo intrevistas com profissionais da área que cobram preços justos pelos seus trabalhos, falando das legislações e do que é preciso para registrar uma marca e a importância que ela tem para sua empresa?
Em vez de ajudar a prostituir o design a mídia deveria ajudar a divulgar o papel dessa profissão na sociedade conscientizando a população para buscar profissionais melhor preparados, não seria esse o papel da mídia, educar?

Warleygp - 08.02.2011

Bom senso já seria o termo suficiente para a questão. Será que os jornalistas estariam contentes se o mesmo acontece com o ramo deles? Na matéria deles, logotipos ou as tais “logomarcas” como adoram chamar, são ridiculamente comparadas com a identidade visual séria e bem feita, que todos os bons profissionais da nossa área se esforçam em desenvolver e aprimorar.

É patética a falta de pesquisa real e descaso para criar uma matéria como essa. Qualquer prestação de serviço, sabemos que não funciona como barganha, não é como um produto pronto no supermercado que iremos optar por onde estiver mais barato.

Lamentável.

Johnn Brito - 08.02.2011

Eu ainda to com o sangue quente. Sério.
Tipo, sinceramente, dane-se a WeDoLogos…eles são só uns babacas que descobriram como lucrar com a ignorancia nacional em relação ao design.
Todos nós sabemos que é óbvio que aquilo é qualquer coisa, m…enos design, menos identidade visual…menos comunicação.
Todos nós sabemos que desenvolver um logo vai muito alem da estetica…do que fica bonitinho ou não.
NÓS sabemos disso! Sabemos porque investimos no minimo 4 anos da nossa vida (e MUITO dinheiro tbm) estudando design, aprendendo sobre teoria da comunicação, semiotica, gestaut, identidade visual, interpretação de briefing, antropologia, metodologia…aprendendo a enxergar necessidades de um cliente que talvez nem ele perceba.
O problema maior é uma grande agencia de noticias publicar e divulgar um absurdo desses como sendo algo genial! Prestando um desserviço total ao Design Brasieiro e também a classe empresarial, que acaba por entender que design (nesse caso, um logo) é isso: é juntar um icone bonitinho com uma fonte bonitinha numa cor que agrade seu proprio gosto.
Ai não importa o quanto a gente se esforce pra mostrar que o Design não é mera arte e sim um sistem de metodologias visando o melhor resultado de comunicação, porque vai uma GloboNews da vida e joga uma merda dessa no ventilador.

E não me venham com papo de orgulho ferido…pq eu garanto pra qualquer cliente que o MEU trabalho tá num nivel muito acima desse lixo mostrado. Não porque eu sou bonzão, mas porque eu me dedico ao que faço e invisto meu tempo, conhecimento e dinheiro no aperfeiçoamento do meu trabalho.

Concordo que deveria haver uma atenção maior em relação a pequenas empresas que não tem como bancar o desenvolvimento de marcas que as atendam, mas definitivamente não é esse o caminho!

#MaisDesignPorFavor

Fernando Audibert - 08.02.2011

Cada empresa tem a marca que merece. Isso cabe muito bem neste caso. Eu já participei de algumas discussões a respeito disso, que por mais incrível que pareça já é antigo.

Ninguém pode e consegue controlar ou obrigar o mercado ditando para as agências ou clientes como se relacionar ou qualquer outro. O que é acho mais importante e relevante é educar o cliente sobre a importância de se ter uma marca bem resolvida, alinhada com a filosofia e estratégia da empresa, etc.

Outro fator muito discutido é sobre os valores praticados para criação e desenvolvimento de uma marca. Ora, isso vai depender de uma série de fatores, cada agência ou empresa de design vai avaliar vários quesitos para se chegar ao valor. Isso é natural e acontece em todos os segmentos. Com certeza meu valor praticado é bem menor que uma grande agência de branding. Mas, nem por isso vou sofrer sanções ou limitações. Todos são livres para criar e desenvolver, não podemos levantar uma discussão que proiba esse tipo de prática.

Acho que muito dos comentários e respostas que li são na verdade egos inflados, gente que não acredita no seu potencial e acha que concorrência só existe na China.

Portanto, minha opinião é que cada vez mais haja promoção e estímulo na importância de se apresentar ao mercado, prós e contras, etc.

Fasalink - 08.02.2011

@fasalink
Sinceramente? Acho uma ideia completamente foda.
Uma empresa local procuraria um desiner local e conceituado pra fazer sua logomarca. Como ela vai achar este profissional qualificado? Pela fama que ele tem no mercado.
O que um premio grande em um site como esse fará com o curriculo do desiner???
A ideia vai ajudar tanto os grandes desiners que já tem fama aumentando seu curriculo, como dar oportunidade a quem está começando agora.
Uma pequena empresa nem sempre tem recursos pra pagar muito por uma logomarca, assim como um desiner pode ser bom de serviço e não ter um único curso no currículo (assim como o cara da reportagem).
Acho que devem parar de encher o saco e aproveitar a oportunidade.

Rogerio Fratin - 08.02.2011

Pessoal da ADG, vocês farão algo a respeito?
Ichi… na home do site deles tem chamada pro SAGMEISTER em novembro (do ano passado). Acho que eles não são muito ligados na internet…

Lizie Oliveira - 08.02.2011

Eu passei essa matéria para o meu chefe hoje e nós estamos discutindo o assunto.
Na minha opinião isso é uma sacanagem, pois a empresa na qual eu trabalho por exemplo, Galaxxia Comunicação, nós atendemos empresas de pequeno porte e é difícil vender o serviço de Identidade Visual, pois os clientes na maioria das vezes não entende tudo o que envolve esse trabalho, quando feito de formas profissional. A última coisa que queremos é que esse trabalho seja desvalorizado.
Infelizmente, quando o mercado vem com uma dessas não há o que possamos fazer. Acho que a única forma mesmo é através de apresentações de slides elaboradas e longas reuniões com os clientes, para que eles eles acabem entendendo o quanto vale a marca que eles compram.

Bruno Holanda - 08.02.2011

Acho que iniciativas como essas não atinge o profissional da área, pois empresas que procuram sites assim, não estão interessadas em branding nem nada.

Não acho absurdo essa atitude, pois torna possivel um pequeno empresario ter sua marca sua identidade visual.

Convenhamos, se a padaria do seu joao chegar em um designer formado e pedir uma ‘logomarca’ e falar que não tem verba para tal, o mesmo designer não vai pegar esse projeto! Então sites como este torna possivel o seu joao ter sua marca e poder abrir seu negocio!

Bruno Holanda - 08.02.2011

E outra, eu acho a classe do design muito cheia dos querer, faz esse escandalo todo por conta de uma bobeira dessa, vocês nao se garantem nao?

Antes fosse so em nossa profissao! Arquitetos sofrem com isso tambem, ja vi sites que vendem projetos de casa prontos, ja vi agencia de propaganda sofrer com isso, ate medicos sofrem com isso com os famosos curandeiros,. Mas agora o designer se acha demais e faz esse escandalo todo!

Sinceramente, nao estou nem ae para esse site, eu me garanto, o sorte e a deles que tiveram essa ideia e tao ganhando dinheiro com isso!

Bruno Carvalho - 08.02.2011

Amigos,

Acho engraçado como todos os comentários aqui partem da premissa que nessa empresa o trabalho é ruim e vai com certeza desvalorizar a marca do cliente. A inovação da empresa está na forma de vender e precificar o trabalho, não tem nada a ver com a qualidade do trabalho que será entregue.

Vamos deixar a hipocrisia de lado e o ego e tentar enxergar que oportunidades esta empresa está buscando. Se eles produzirem algo valioso e ganharem algum prêmio, vocês ficarão boquiabertos e eles vão continuar comendo o mercado de vocês.

A matéria não tem nada de propagandista, senão todas as matérias da “Pequenas Empresas Grandes Negócios” estariam sendo propagandistas e mereceriam, como disse alguns comentários acima: retratação.

Façam algo inovador e mereçam aparecer na revista. Parem de achar que o mundo gira em torno de vocês, pois não gira. Parabéns ao WeDoLogos. Vergonha de vocês comentando aqui.

[]s

mauricio - 08.02.2011

Bacana essa discussão toda, aí mas o que ta me incomodando mesmo é até quando todo mundo vai aceitar a Globo falando LOGOMARCA?
TAQUELOSPARIU! LOGOTIPO meu gezus, LOGOTIPO!

Collecta - 08.02.2011

Oi Fasalink… Pelos seus argumentos, você deve ser DESINER mesmo. Não conheço essa profissão… eu sou DESIGNER. Desiners devem ser aqueles que fazem logoMARCAS…
Cara, acho que a WeDoLogos é feita pra você. Vai fundo.

Brincadeira à parte, a criação de uma marca é muito mais que fazer um logo bonitinho. Envolve muito papo com o cliente, estudo dos produtos e serviços que ele oferece, do público ao qual ele se dirige. E isso é o mínimo. E, sim, isso pode ser feito para a padoca do bairro, para a Towner de cachorro-quente da faculdade, para a oficina do seu mecânico de confiança, por um preço justo para os dois lados.

O problema é que, para isso, precisa-se entender o real valor de um trabalho de design. Coisa para a qual a Globo News acaba de contribuir MUITO negativamente.

Tô c/ o Johnny: #MaisDesignPorFavor

murilo campos - 08.02.2011

A Globo só fez a sua parte e criou essa reportagem em cima de um modelo de negocio de uma empresa. O errado foi difundir o erro histórico “logomarca” que está inclusive no aurélio, QUE OFICIALMENTE EXISTE NA NOSSA LINGUA. Quem tiver a curiosidade entre no site da academia brasileira de letras e vejam com os proprios olhos.

O que não gosto dessa história toda é lucrar ao custo de outras pessoas.
Se analisar bem o sistema de criação de logos, desvaloriza:

1. O designer que trabalha DIREITO. Logo não se cria em 1 hora. O correto seria buscar fundamentação teórica, referências, caminhos, alternativas, etc.. em resumo: PROCESSO de design.

2. Os sobrinhos de photoshop – acredito que para estudantes ou hobby é uma coisa legal, mas para a maioria da galera que ralou para criar uma sugestão significa trabalhar de graça. R$ 195,00 não paga o custo de tempo da criação de um logo. Fora os 99% que não vingaram.

3. O cliente/empresa – muitos com certeza vão ter um logo que pouco representa a real identidade da empresa, que por bem ou mal vai prejudicar o negócio. Qual empresario que estudou design? hã? muitos não estão preparados para avaliar um trabalho de design. Cai aqui na propaganda enganosa pois o site vende “logos criados por designers”

4. O resultado final (logo) – por questões obvias. Um mundo mais feio e cheio de logos sem sentido.

A unica parte que realmente sai lucrando da historia é essa empresa.
E nao podemos esquecer que nem todas as empresas podem pagar 200.000 reais no projeto de branding. Quem aqui tem 200.000 para pagar o logo? Então a necessidade de ter gente fazendo logo a um preço baixo é real. O mundo precisa girar, e a padaria e o chaveiro precisam de um logo também.

Um logo vale sim 5.000 reais. Pode falar 30.000, 80.000, 100.000 ou até mais.

Eu mesmo estou no meio de um projeto de branding de uma loja que vai ter toda a fundamentação para gerar o melhor resultado possivel. Já estou na 3a semana e estou começando a rafear no papel… foram quase 3 semanas de planejamento, achar o conceito ideal, listar os caminhos possiveis, dar uma olhada em referencias, etc. Fora escrever o brandbook, manual de uso.. o trabalho do skype por ex tem centenas de paginas todos os livros.

Vai durar pelo menos 1mes e meio de projeto, e não posso cobrar 195,00 por isso
nao vale a pena !

E particularmente não consigo cagar logos.. eu preciso passar por todo esse processo de design.. mesmo logo de amigos.. “po amigao faz ai um pra mim”.. eu nao consigo cagar um logo em 1 hora.. preciso de um tempo.. nao consigo enviar uma coisa que eu acho que nao esta bem fundamentado.. desenhar nao é design
.
O proprio wollner.. vejam docs dele.. ele demorava 6 meses pra primeira rafe ! ta certo que ELE pode ter esse prazo, mas é bem por ai.

Por fim, acho que podemos utilizar toda essa energia em prol de coisas mais importantes como preparar um manifesto para a imprensa brasileira parar de usar logomarca, por ex.
Ou então, fechar um manifesto a fim de explicar as empresas que nao adianta apertar a criação pra 2 dias, pois quem sai perdendo mais é a propria empresa.. o designer só perdeu a noite que nao dormiu..

enfim, first things first ! procurem no google.

desculpa o muro de texto, abs

Bruno Porto - 08.02.2011

O #porraglobonews é outro exemplo do despreparo dos jornalistas quando o assunto é design, tema do meu artigo http://migre.me/3QbJc

Douglas D'Agostini - 08.02.2011

É realmente triste ver isso. Mas, o que o computador não construiu vai acabar destruindo. Por um lado parece justo para quem compra a logormarca na mesma praticidade de quem escolhe um sapato, por outro, cresce cada vez mais aquela sensação de que um profissional formado não difere do micreiro. Bem, nessas condições duvido alguém se interessar numa regulamentação da profissão. O capitalismo é selvagem mesmo… aqui no sul já vimos até abrir um sindicato das empresas de design.. é sindicato de empresas de design. E quem protege uma categoria profissional como a nossa? Quem? Vivemos no Brasil um modelo já manjado de escritórios de design querendo faturar milhões as custas da deturpação dos processos de trabalho. Isso que a reportagem mostra é mais uma evidência de que o design no Brasil vive em busca da lucratividade ganaciosa de alguns “espertos”. Trabalhei em uma empresa de design que sonhava atingir 150 milhões de faturamento até 2015. Ora, se fosse uma fábrica, vá lá, mas francamente, como entregar produtos de qualidade nesse ritmo. Designers não são máquinas de linha de montagem.. mas estão prestes a tornarem-se.

Rodrigo Castro Barbosa - 09.02.2011

“Quer pagar quanto amor???????”
Tão querendo prostituir mesmo os designers???
Beleza, vamos fazer isso com médicos, advogados, professores, com tudo!
O cliente escolhe o preço que quer pagar pela consulta, cirurgia, ação trabalhista, tudo! Será bastante legal quando a merda rolar!

Lenine - 09.02.2011

Obrigado GloboNews, como diz o Capitão Fábio no filme Tropa de Elite “Quer me foder? Então me beija!” Matéria lamentável. A parte mais interessante da matéria é o “designer” que aprendeu “tudo” de forma autodidata, nunca fez curso e nunca estudou DESIGN, mas ele sabe fazer logo. NICE.

ribamar matos - 09.02.2011

Tinha que ser na Globo News, Já não basta a forma de banalização do Big Brother, com seus arquétipos de super-heróis fajustos e agora querem tornar nos designers, profissionais, que estudaram mais de 5 anos na gradução, com pós-graduação, mestrado e doutorado, em vermes, sem eira nem beira. Eu não sou fajuto não! Esses caras devem aprender a fazer a coisa séria, respeitando gente que estuda e rala para desenvolver projetos de design com seriedade. Copiar e divulgar o que vem de fora é um atraso tremendo, sob este ponto de vista de criação de marcas e identidades visuais, bem como outras coisas ligadas ao design e em outras áreas. Deviam divulgar que o profissional de design, assim como outro qualquer, precisa comer, se vestir, pagar as contas, educar seus filhos, se capacitar, comprar livros e revistas da área, participar de eventos, etc…. Uma marca custar R$ 195,00 é uma palhaçada,pois só o alugel da sala do meu escritório custa R$ 700,00 por mês (Setecentos reais). Vamos lutar pelo respeito e pela seriedade profissional, não devemos aceitar isso e ficarmos calados. Retratação dos profissionais na Globo News.

ribamar matos - 09.02.2011

nha que ser na Globo News, Já não basta a forma de banalização do Big Brother, com seus arquétipos de super-heróis fajustos e agora querem tornar nos designers, profissionais, que estudaram mais de 5 anos na graduação, com pós-graduação, mestrado e doutorado, em vermes, sem eira nem beira. Eu não sou fajuto não! Esses caras devem aprender a fazer a coisa séria, respeitando gente que estuda e rala para desenvolver projetos de design com seriedade. Copiar e divulgar o que vem de fora é um atraso tremendo, sob este ponto de vista de criação de marcas e identidades visuais, bem como outras coisas ligadas ao design e em outras áreas. Deviam divulgar que o profissional de design, assim como outro qualquer, precisa comer, se vestir, pagar as contas, educar seus filhos, se capacitar, comprar livros e revistas da área, participar de eventos, etc…. Uma marca custar R$ 195,00 é uma palhaçada,pois só o alugel da sala do meu escritório custa R$ 700,00 por mês (Setecentos reais). Vamos lutar pelo respeito e pela seriedade profissional, não devemos aceitar isso e ficarmos calados. Retratação dos profissionais na Globo News.

Diego Avila - 09.02.2011

Isso é simplesmente o CÚMULO, triste e macabro. Mas analisamos uma coisa, se uma empresa busca isso, que moral ela tem? qual histórico? é um mercadinho de fundo de quintal?
porque se a empresa for uma empresa que tem visão, busca futuro e liderança de mercado, vai buscar PROFISSIONAIS que conduzam a isso, e não micreiros que vão levá-la pro fundo de um poço (aos poucos)..
“..eu sei cortar com um bisturi, mas por isso vou fazer cirurgias?..”
desejo muito SUCESSO aos meus colegas de PROFISSÃO – DESIGNERS, mantenham o foco no seu trabalho e façam o melhor, logo será visível a diferença entre uns e OUTROS.

Thiago Dias - 09.02.2011

A repercussão que isso esta gerando é uma oportunidade para mostrarmos os valores reais da profissão em relação ao mundo comercial. Sem dúvida.

Minha opinião completa sobre o assunto: http://bit.ly/eOG0HO

Amanda - 09.02.2011

Acho que a pior parte do We.do.Logos é que as empresas chegam com uma idéia na cabeça, e o designer (ou melhor, o micreiro) que mais se aproximar da sua visão leva o “prêmio” – que, aliás, é muito mais baixo do valor que um projeto sério e devidamente estudado merece.
Pessoas formadas em Design tem o que micreiro nenhum tem: conteúdo suficiente para analisar a necessidade do cliente e mostrar-lhe que certos tipos de coisa não são esteticamente agradáveis ou não funcionam. Estudamos História da Arte, Plástica, Fotografia, Gestalt, desenvolvimento de projetos.
Aceitar esse tipo de projeto, se é que se assim se pode chamar, é prostituir tudo o que aprendemos (e pior: por um “precinho bem camarada!”). Se é que os participantes do We.do.Logos tem este tipo de conteúdo.
Não podemos ser comparados com qualquer pessoa que saiba mexer no Photoshop, Illustrator, Corel ou diabo a quatro.
Não somos “colegas de profissão” só porque uma pessoa “sempre gostou de desenhar”, ou porque ela sentou no computador e criou um ícone qualquer. É como dar o título de médico cirurgião a qualquer pessoa que já tenha aberto a barriga de alguém – mesmo que esfaqueando.
Enfim, somos muito mais do que isso!

Eduardo - 09.02.2011

Há mercado para todos! Clientes diferentes possuem demans diferentes.
Veja no Cidade dos Bicos ( http://www.cidadedosbicos.com.br) , mais de 60 clientes ficaram satisfeitos com uma logo que custou R$10 (sim, dez reais!) http://tinyurl.com/3logospor10conto
Parem de xororo, o trabalho vale o quanto o mercado quer pagar! Se a logo por R$10 ou por R$195 não atenterem as reais necessidades do cliente vocês não irão perde-lo. Agora, se algum “micreiro” ou estudante de design consegue fazer uma logo por R$10 e o cliente a considera tão boa quanto a logo que vocês cobram R$1000. Quem ta errado, vocês ou o cliente? Viva ao crowdsourcing!!

Thiago Dias - 09.02.2011

Eduardo,

O meu medo e acredito que o da maioria é que se isso não parar isso pode virar algo muito maior. Não da pra dizer apenas PAREM DE XORORO. O problema é quando começar a sair logo realmente BONS que valem esse tipo de preço. O problema é a visão do cliente ou da empresa que vai contratar. Se acomodar enquanto um cara faz o mesmo trabalho que você por um preço muito mais inferior não é a reação certa. E se as empresas começarem a preferir esses sujeitos que cobram muito mais barato? Se for o que eles estão dizendo, que estão invertendo a área comercial da profissão. O problema maior é se isso começar a crescer. É melhor uma revolução agora, do que mais tarde. Clientes diferentes possuem demandas diferentes, a questão é quando isso começar a deixar de existir. Se acomodarmos agora e dizer não chorem pode ficar pior depois.

Fábio - 10.02.2011

É como a relação dos músicos com as gravadoras. Quem leva a grande bolada é o contratante. Os músicos só se fodem.
Nesse caso, os “designers” só se fodem. Aliás, designers devem ser poucos.
Como dizem no vídeo, querem faturar um milhão. Claro, às custas dos micreiros que estão se desdobrando pra levarem seus R$195,00, se forem aprovados. A idéia é ótima. Mas só pra quem vai faturar de verdade. A exploração do ser humano, como sempre foi na história da humanidade.

Alexandro Castro - 10.02.2011

Me revoltei como todo mundo, mas também consegui rir em um certo momento. Empresas “Start-up”? “Start-up”? Sério! Isso mostra como a We-Do-Loucos entende seu cliente, ou seja, por alguns míseros reais nós lhe arranjamos um “statuzinho-tapa-ego”. Enfim, algumas pessoas possuem o amor por uma profissão e outras possuem apenas o amor pelo dinheiro, essas são as oerigosas, que deturpam todas as profissões sejam quais forem em busca do lucro rápido e fácil sem se preocupar com sua responsabilidade social, comercial ou mesmo moral.

Marcos S. - Curitib - 10.02.2011

Concordo com um comentário acima. No Brasil, existe mercado pra tudo. Beleza, uma logo por R$ 10 é absurdo, mas não adianta chorar. Tem pessoas e empresas de fundo de quintal que precisam de uma logo e pronto.

Veja o caso de cooperativas de catadores de lixo, acha que vão pagar R$ 5000 por um logo? Eles fazem a conta.. dá…… DUAS TONELADAS de alumínio e pensam “Deixa quieto, vou pagar R$ 10 pilas que PRA MIM, tá bom”.

Outra coisa que desvaloriza o trabalho do designer é que a maioria (e falo por experiência própria) é enrolão, vagabundo mesmo. Só quer ver o din-din na conta. Pedi um logo para 4 diferentes designers e adivinhem: já estou na quinta empresa! Um deles sequer leu o briefing. Pelo estudo das cores, pedi logos nas cores azul e laranja. Recebi logo nas vermelho, verde e cinza. Aí o cara vem chorar que não tem emprego, que ninguém valoriza o trabalho. Claro, se nem ler um briefing o cara lê, lamento.

Há porém ótimos profissionais no mercado e não desmereço não, mas no design noto que os BONS estão pagando pelos RUINS, pois muitos são “designers de oportunidade” e sequer tem uma formação profissional para trabalhar. Acho R$ 5 mil muito pra uma logo. Mas R$ 10 pilas, tá de brincadeira. Alguém que vá trabalhar em apenas UM projeto.. pode cobrar R$ 3 mil e em 15 dias de dedicação EXCLUSIVA, desenvolver algo realmente de qualidade. Por mais que dependa de processo criativo, um briefing bem feito dá muita ideia pro designer.
E outra, parém de dar pelota pra Globo.. vão trabalhar e ganhar dinheiro que é melhor!

Paulo Hafid - 10.02.2011

Não tenho medo, apenas me preocupa. O pior disso tudo é que usam a palavra designer e identidade visual, tudo bem em falar logomarca, já que são apenas leigos a procura de algum dinheiro fácil, sem nenhuma formação na área. Sabemos o nível de nossos projetos, não fazemos apenas uma ARTE. As pessoas que entram nisso como designer, estão apenas se sujando, na minha opnião, como os caras do video. Isto acontece, já que nossa profissão ainda não é regulariza, e vai demorar bastante. Temos que apenas seguir em frente sem baixar a cabeça, claro.

Rodrigo Oliveira - 10.02.2011

Revolta demais uma coisa desse tipo. Infelizmente devo concordar com Julio, porém o que muitos disseram é verdade. Uma empresa que se preze não vai se entregar pra qualquer micreiro não, afinal, ESTAS EMPRESAS sabem muito bem o que é dar duro pra chegar onde estão. 4, 5 anos de estudo (e muito dinheiro gasto by the way…) mostrarão a diferença entre um micreiro e um Designer que tem criatividade, habilidade e conhecimento o suficiente pra criar marcas que não morram com o tempo.

Sucesso para nós que estamos ralando/já ralaram na faculdade. Vamos em frente!

Ligia - 10.02.2011

Dá para desmerecer mais a profissão de designer ? Já não basta não ser reconhecida apesar de tanto por aí trabalhando e muitos outros se formando, dos salários não condizerem com o tempo de estudo e dinheiro gasto no processo, ainda incentivam esse tipo de atitude.

Já que é assim considero que posso ser jornalista, sabendo escrever. Tanto faz se estudei para isso ou não.

Entrevista wedologos | abcDesign - 11.02.2011

[...] toda a confusão do We do logos esta semana, e considerando que a principal crítica em relação à matéria da Globo [...]

Pedro Castilho - 12.02.2011

“A qualidade dos seus fornecedores condiz com a qualidade do seu negócio e dos seus produtos.”

Rogério José Vilela - 16.02.2011

Olá Gabriel Bob. Trabalho com comunicação visual há pelo menos 20 anos. Não sou designer formado em faculdade, nunca fiz cursos de programas de computador e nunca me preocupei em fazê-los.

Sabe por que? Porque sempre vivi bem disso. Tenho casa própria, carro, família e, quase sempre, um dinheiro para me divertir com as pessoas que gosto.

Bom, agora que apareci na GloboNews, recebi propostas de várias agências de publicidade, você deve estar se doendo. Mas paciência amigo, se esforça, arruma criatividade em algum lugar – porquê isso não se acha em faculdade – que um dia você chega lá.

Agora meu amigo, não tenho culpa se você, mesmo sendo um “designer profissional”, não tem sido valorizado.

Aliás, você deveria rever pelo menos as matérias de português do seu curso, porque grafar “intrevista” com í no inicío é intolerável para um profissional do seu gabarito.

Seja feliz!

VisUAU! (Aquele mané bom de desenho que apareceu na GloboNews)

Marcio Duarte - 19.02.2011

O problema não é nem de perto o tipo de serviço oferecido, que sempre existiu e sempre existirá. A verdade é que há espaço para isso. O problema é o jornalismo de baixa qualidade que não apura os fatos e busca a notícia só pelo impacto. Qualquer pesquisa rápida na internet sobre marcas já seria suficiente para mostrar o dano que a criação irresponsável de uma marca pode causar a uma empresa, não importa o tamanho.

Jean Braga - 02.03.2011

COMO SEMPRE O LIXO DA GLOBO QUERENDO DESMORALIZAR AS OUTRAS MEDIAS. O ADMINISTRADOR DA GLOBO JÁ DEVE SABER QUE UM SIMPLES BLOG TEM MAIS CONTEÚDO VERÍDICO E IMPORTANTE. ISSO É, A PRÓPRIA GLOBO ESTA VENDO O QUANTO É FRACA COM INFORMAÇÕES REAIS. TANTO É QUE O IBOPE ESTA BAIXANDO CADA DIA MAIS. PENA QUE ATE O MOMENTO SÓ A REDE RECORD COMPRO BRIGA COM A GLOBO.

GLOBO = UM LIXO PARA TODOS.

GLOBO, O BRASIL É DO POVO, QUEREMOS VOCÊ FORA.

VAMOS CHAMAR O CHAVES, SÓCIO DO LULA PARA FECHAR A GLOBO!

Deixe seu comentário