

A Cosac Naify tem feito um trabalho muito bacana de trazer livros clássicos e relevantes do design mundial em versão traduzida para o português, algo que a área carece e muito! Só neste ano, foram três lançamento de títulos que abordam a história do design gráfico que não podem faltar na biblioteca de nenhum designer.
O primeiro é “A História do Design Gráfico” escrito por Phillipe B. Meggs. A primeira edição foi publicada em 1983, quando o Meggs era professor do departamento de Artes da Comunicação e Design da Virginia Commonwealth University. O que diferencia o livro dos demais é sua abrangência. Se antes a história do design gráfico era contada levando em conta apenas os séculos XIX e XX, Meggs vai além, começando pelas pinturas rupestres de Lascaux realizadas há mais de 10 mil anos, passanado pela invenção da escrita, pelas origens da imprensa no século XV, pela Revolução Industrial e artes gráficas do século XIX chegando no no design pós-moderno e a era digital nos séculos XX e XXI.
A versão da editora Cosac Naify foi atualizada pelo historiador e designer Alston W. Purvis e ganhou um redesenho de Elaine Ramos e Maria Carolina Sampaio. Essa edição do Brasil incorpora melhorias se comparadas à norte-americana, como infográficos cronológico-temáticos.
Depois vem BiblioGráfico que resgata todos os livros importantes da história do design. Selecionados por Jason Godfrey, os 100 livros estão organizados em seis partes: “Tipografia”, “Livros de referência”, “Didáticos”, “Histórias”, “Antologias” e “Monografias”. Mas não foi só a importância o critério de escolha, claro, a busca por edições que fossem visualmente interessantes também foi uma preocupação grande de Godfrey.
Por fim, em comemoração aos 90 anos da Bauhaus, a Cosac Naify lança a versão em português do livro ABC da Bauhaus (1991), escrito por Ellen Lupton e J. Abbot Miller em que os autores traçam uma análise da educação, teoria do design, política, tipografia, psicanálise, física e matemática que fizeram dessa escola a mais famosa e influente na área.














Comentários
Número de comentários: 2Já encomendei o meu: “A História do Design Gráfico”
E estou acabando de ler o “ABC da Bauhaus”… livro único!
[...] http://abcdesign.com.br/teoria/grandes-lancamentos-literarios/ [...]